29 novembro 2006

O Sol Que Brilha Em Mim


Fotografia de VaReTaS

Um novo dia... um raio de luz que desponta sobre mim, que me aquece a alma e que me anima o espírito, que me faz esquecer o cansaço e que me faz sorrir e transbordar de felicidade. A felicidade que não consigo esconder e que torna os meus dias mais alegres, mais coloridos e mais tranquilos.

És o sol que me ilumina a alma e que mesmo de noite me acende o coração, porque brilhas sem parar... no meu pensamento, não com uma luz trémule, mas como uma chama forte e que fugazmente me domina e é cada dia mais bonita e preciosa. Uma luz que dificilmente o vento poderá apagar, porque eu a protego e guardo dentro de mim, como um tesouro que quero guardar... sempre junto a mim!

És o sol que brilha em mim, com uma luz tão forte que ofusca as palavras...

27 novembro 2006

Saudades...


Fotografia de VaReTaS

Há locais que me tiram as palavras, que conseguem resumir tudo, aquilo que me vai na alma, num só momento, num instante único... porque há momentos em que as palavras não conseguem expressar o que sinto e em que a contemplação do silêncio chega para mostrar tudo o que pulsa dentro de mim.

As palavras mudas que me saiem da alma são fortes e o pensamento é único, especial... deixa-me feliz, fora de mim e com a alma a transbordar.

Tenho saudades... mas não há longe nem distância!

24 novembro 2006

Há Uma Luz


Fotografia de Mar de Sonhos

Há uma luz que brilha cá dentro, que ilumina e aquece a alma em todos os momentos... de uma forma única e especial.

E de repente aparece esta luz... que só ela entende os meus silêncios... que só ela conhece os meus segredos... que só ela compreende cada gesto... só ela! Há uma luz que brilha e que me faz sorrir, que me faz levantar a cabeça e olhar o futuro... que me faz sonhar. Que me faz subir ao céu e que é a minha inspiração...

Quero ver esta luz brilhar sempre dentro de mim, porque é ela que me traz felicidade e alegria ao meu dia, porque é ela que me transforma e me ajuda a viver...

Há uma luz que brilha cá dentro... que nem o vento poderá apagar!

23 novembro 2006

Há Dias Assim...


Fotografia de Nuno Chacoto

Há dias assim... que quando o sol nasce, nasce também uma nova luz no nosso olhar e um novo sorriso de felicidade. São dias que nos deixam cheios de uma paz interior que nos domina os pensamentos e em que tudo tem um sentido único... porque há algo que nos cativa, na beleza do dia e no sol quente que nasce, uma e outra vez.

Há dias assim... em que o silêncio pode tornar o mundo um bocadinho diferente, em que não são precisas palavras para expressar o que nos percorre a alma, em que a beleza do dia surge da simplicidade e de pequeninas coisas...

Há dias assim...

20 novembro 2006

Sinto-me Feliz


Fotografia de Paulo César

Sinto-me feliz, com um novo sorriso no rosto, com um novo olhar... no futuro que me desafia. Deixo-me levar nesta alegria que suplanta qualquer cansaço, que procura novas pistas, novos sinais... incessantemente e sem receio. Hoje, sinto-me como se esta alma plana tivesse renascido... e isso ninguém me pode tirar.

Com as emoções à flor da pele, com um sorriso rasgado e destemido... continuo este caminho que se torna, novamente, saboroso.

Porque a minha alma continua a ser um espelho, onde se relecte tudo o que sou e onde se pode ver tudo o que vai em mim, porque mesmo que queira esconder o que me percorre as veias... não consigo!

19 novembro 2006

A Conquista da Montanha


Fotografia de Manuela Pestana

Aqui no cimo desta montanha, onde tudo o que vejo à minha volta faz mais sentido, onde tudo o que sinto ganha um novo significado, onde a luz que me ilumina a alma é forte e quente... descubro sinais que me dão vigor e vontade de continuar este novo rumo.

Foi difícil subir esta montanha que tinha pela frente, mas a vontade de a escalar foi mais forte e consegui... consegui descobrir o que há do outro lado da montanha! Consegui atingir o ponto mais alto desta montanha, numa caminhada difícil que foi compensada por todo o esforço e por todas as dificuldades que tive que enfrentar... para ver a beleza da paisagem, que me cativou no primeiro olhar!

Não subi sozinho, não... tive a ajuda e a força que precisei para subir e, agora, tenho a certeza que não vou querer sair deste mundo, deste lugar, porque o conquistei, porque passou a ser também meu e, por isso mesmo, não o quero perder... só partilhar. Quero ficar aqui, onde poderei dormir e sonhar, onde me poderei rir, perder num olhar e encontrar de novo... quero ficar aqui, numa nova aventura... da alma!

O coração bate forte e com garra... pela conquista da montanha e por mais um avanço no rumo que tracei.

Conquista tu também... o teu espaço, a tua montanha... a tua nova paisagem!

13 novembro 2006

Olha-me Sem Receio


Fotografia de Sérgio AVC

Sente a profundidade do meu olhar, num olhar directo e definido, sem medo do que podes ver surgir no espelho da minha alma. Olha-me nos olhos, sem desviar o teu olhar do meu, para poder sentir a tua alma e descobrir o que, a custo, tentas esconder e tens medo de mostrar.

Não tenhas receio... porque a vida deve ser vivida sem medo do que vem a seguir, sem medo de assumir o que se sente e sem receio de enfrentar a verdade que se carrega dentro da alma.

Gosto da profundidade que os olhares transmitem, porque mais que um espelho... são uma porta de entrada para os sentimentos e para a profundeza das verdades que somos e que nos tornam únicos, especiais e verdadeiros!

Olha-me sem receio, porque só assim compreenderás tudo o que há em mim...

As Palavras


Fotografia de VaReTaS

Há dias em que a força para lutar se escapa entre as mãos, revelando a fraqueza que vorazmente domina e faz esmorecer a alma. Há dias em que a alegria se desvanece num olhar distante e frio e em que a vitalidade se dissipa com a nostalgia que reprime a harmonia do âmago.

Sou aquilo que as palavras que escrevo, neste momento, mostram de mim e que, por mais que tente, não consigo esconder do mundo. Sinto um apetite voraz pelas palavras que me dominam, pelas letras que conjugadas transmitem sentimentos e ideias... do que me assola a mente. Deixo que as palavras se apoderem de mim, pois são a parte e o todo de tudo o que posso mostrar.

Um dia disse que "o que fica, na vida, não são as palavras... são os actos", mas sem palavras não há actos e só os actos podem fazer desaparecer as palavras, deixando a alma sem resposta... porém, acrescento que há palavras que escondem vontades, há palavras que são mais importantes que atitudes e que são mais importantes do que se possa imaginar.

As palavras são o que fizermos delas, são sentimentos e vontades, são pedras e flechas... são um espelho da alma, que pode ser mais eterno que uma simples acção e, para isso, basta ter vontade de as eternizar e guardar...

08 novembro 2006

Senta-te e Sente


Fotografia de Paulo Madeira

Sento-me aqui, penso e finto o olhar no horizonte que tenho pela frente... porque há momentos em que a vida nos deixa suspensos, à espera do que pode vir, do que ainda há pela frente neste caminho! Apesar de pensar que a vida é, como já disse muitas vezes, para seguir em frente e sem olhar para trás... há momentos em que se deve parar para pensar e reflectir nos próximos passos, porque estes serão os mais importantes que se têm pela frente.

Há tanta coisa que muda de repente na nossa vida e por isso há que parar um bocado no caminho e aproveitar os momentos de espera, em que a vida nos deixou suspensos... para descansar e para sentirmos o que vai dentro de nós! E aqui estou eu... suspenso e sentindo o que me corre nesta alma plana.

Por isso, se a vida te deixou à espera... senta-te e sente o que te corre na alma!

05 novembro 2006

Hoje é o Dia!


Fotografia de VaReTaS

Há palavras que só ganham significado verdadeiro quando são realmente sentidas, quando as podemos expressar por aquilo que nos vai na alma e quando atingimos um patamar sólido. É isto que sinto hoje, ao poder dizer que atingi uma nova etapa, um novo patamar... depois de uma longa caminhada que fez de mim um Homem-Novo.

Foi uma longa caminhada, que pude partilhar com muitas pessoas que vou guardar para sempre no pensamento, porque todas me marcaram de uma forma especial, umas mais que outras é certo, mas mesmo assim guardo momentos e marcas de cada uma delas. Por falar em momentos, imaginem que todos os momentos que viveram, no passado, são condensados num só, um momento intemporal que vos faz reviver tudo e em tudo vos passa pela mente novamente.

Consegui viver todos os momentos num só instante, em que pude partilhar a minha alegria com todos aqueles que são especiais na minha vida e mesmo aqueles que não estavam presentes estiveram presentes num lugar especial do meu coração.

Foi igualmente bom ouvir todas as palavras que me deram força e vontade para continuar esta caminhada e iniciar este novo percurso na minha vida, ao serviço dos outros, com alegria, vontade, perseverança e disponibilidade.

Agradeço a todos, os momentos especiais que pude viver e com quem pude partilhar este momento especial que foi a Partida do Clã 1. Agradeço a loucura que foi o dia da partida e tudo o que nos prepararam para tornar aquele momento ainda mais especial. Agradeço ao Lipe e ao João os momentos que passamos este fim-de-semana e que vão ficar para sempre gravados na minha mente e acredito que na mente deles... porque foi simplesmente e em duas palavras... BRU-TAL!

Obrigado por tudo o que todos me deram nestes anos de escuteiro... que fizeram de mim um Homem-Novo, que me ajudaram a crescer como pessoa, a dar significado ao serviço, à aventura, à disponibilidade, à entre-ajuda, à alegria, à diversão... enfim, tanta coisa boa que me ensinaram e me ajudaram a descobrir ao longo destes 17 anos de escutismo que estão para durar. Obrigado também aos meus pais, que sempre me apoiaram na minha caminhada e que me viram sair de casa tantas vezes, aos fins-de-semana, durante a semana, para ir para os escuteiros e que por isso tiveram muitas vezes a minha ausência e que sempre souberam aceitar o meu espírito de escuteiro e a minha disponibilidade para o escutismo da melhor forma... e que me incentivaram a percorrer este caminho!

Há momentos especiais que vou sempre recordar... há pessoas que vou sempre guardar no meu coração... porque são as pessoas que fazem a nossa vida, porque são elas que nos ajudam a mudar a nossa forma de ser, porque é com elas que partilhamos as nossas felicidades e as nossas tristezas... porque são as pessoas que dão cor à vida! Obrigado a todos!

A minha caminhada continua... ao serviço dos outros, como no ideal do caminheirismo que quero continuar a viver! Vemo-nos por aí...

Uma Forte Canhota...