17 junho 2006

A Minha Alma Plana

A minha alma é plana, simples, transparente e real. É uma alma que se sente sem segredos, sem pontos escuros para ocultar, com muita coisa para contar e com muitos pensamentos para passar para o papel.

Hoje dói-me uma alma confusa, cheia de um misto de sentimentos que me preenchem o pensamento que, apesar de tudo, não consigo definir. Não consigo definir um sentimento que pode ser separado apenas por uma ténue linha entre a Amizade e o Amor. Relembro o passado, os bons momentos e os maus momentos… subsistem os bons momentos é verdade, porém não é o passado que me atormenta… mas sim o presente e, sobretudo, o futuro!


Fotografia de Ricardo Tavares

Tenho medo de me magoar, mas principalmente de magoar uma pessoa de que eu gosto muito, se calhar é nela que mais preciso de pensar… sinto um carinho especial por ela. Sinto isso… mas como posso eu explicar aquilo que sinto a alguém, se nem eu neste momento consigo explicar o que me percorre o pensamento, se não consigo aclarar o que me vai nesta alma plana. Será bom alimentar falsas expectativas num futuro melhor, num sentimento maior? Podendo correr o risco de perceber que, mais tarde ou mais cedo, o que sinto não é o mesmo que expresso em palavras e acções? Tenho pena de, apesar de tudo, nem sempre conseguir ser tão forte como desejava, tenho pena de não poder mandar nos meus sentimentos e nos meus pensamentos, tenho pena de nem sempre poder corresponder da melhor forma ao que esperam de mim, tenho pena… que muita coisa tenha acontecido, mas sobretudo, e mais uma vez, tenho pena de não poder definir o que sinto.

Sinto um vazio percorrer-me esta alma plana que me atormenta. Contudo, sinto que tomei a melhor opção, que foi a decisão mais correcta… apesar de ser muito duro enfrentar a verdade e de a trazer para fora de mim. Sei que não sou o único afectado, mas considero que não seria verdadeiro se me mantivesse impávido e sereno como se nada se passasse na minha alma plana. É difícil compreender, posso entender isso… mas a dificuldade não tem um sentido único.

Há muitas coisas que nem sempre têm explicação, outras tantas que apesar de explicadas não são entendidas e outras que, felizmente, são compreendidas. A incompreensão custa… é algo que magoa, que dói e que faz pensar!


Fotografia de Filipe Lamas

Neste tempo para pensar, quero deixar tudo de lado para poder avaliar tudo o que me percorre o pensamento, poder-me focar naquilo que é realmente importante, ou seja, os meus sentimentos. Quero poder pensar e tentar distinguir até que ponto existirá a divisão feita por esta linha ténue entre a Amizade e o Amor! Quero poder saber se realmente existirá o Amor ou se apenas subsiste um sentimento, que tenho a certeza que este pelo menos existe, de enorme carinho.

É assim que hoje se sente esta minha alma plana, como se sentirá amanhã?

Sem comentários: