18 junho 2006

Horizonte de Pegadas


Fotografia de Rodrigo Silva

Olho para trás e vejo o caminho que já ficou percorrido, desde o início desta minha jornada que é a vida. Continuo a olhar para trás e vejo pegadas que são uma marca que deixo no caminho. Pegadas que são simbolo das pessoas que conheci, que são símbolo das coisas que fiz e que são memórias dos sítios que pisei. Com o olhar preso no horizonte que deixo para trás, relembro os escolhos que deixei no caminho, relembro os momentos de felicidade, relembro os momentos de amargura... relembro as pessoas que cruzaram o meu caminho e relembro com carinho as que o partilharam.

Sei que esta vida só tem um sentido... o oposto aquele que agora observo. O caminho que ainda não tem pegadas marcadas, o caminho estéril e virgem que ainda me falta percorrer nesta jornada de aventuras e desventuras que vou atravessando. A vida é mesmo assim, feita de encontros e de desencontros, de momentos em que estamos no cimo do mais alto monte que podemos alcançar e de momentos em que estamos num vale escuro e profundo. Contudo, também sei que só eu posso chegar ao cimo do monte que espero alcançar, com uma grande força de vontade e com a cabeça erguida.

É bom relembrar e saborear tudo o que faz parte do nosso passado, mas é ainda mais saboroso descobrir o presente e enfrentar o futuro... com um sorriso nos lábios, uma alma cheia de vontade e uma força desmedida de viver e vençer. Sei que não posso substimar o futuro e o que ele me poderá reservar, mas também sei que posso e vou vencer, porque por mais que tombe, por mais reversos e derrotas que sofra, hei-de conseguir, como até agora, levantar-me e entregar-me à luta.


Fotografia de Rodrigo Randow de Freitas


A vida é mesmo assim... é de sentido único, onde não há retorno, onde não há possibilidade de voltar atrás e apagar as pegadas que já deixámos no caminho. Apesar de ser um caminho de sentido único, posso sempre escolher
qual o caminho em que quero deixar as minhas pegadas, quando o caminho onde vou se abre numa bifurcação.

Finto o horizonte de pegadas que deixo para trás mais uma vez... volto-me para o caminho que ainda me resta e continuo a longa jornada da vida que ainda me falta percorrer, deixando mais pegadas que são parte daquilo que sou!

2 comentários:

Anónimo disse...

A ideia não é apenas chegar ao topo da montanha... a magia está no caminho que se faz até lá chegar...

Unknown disse...

Lindo texto...lindas palavras que nos fazem mergulhar na plenitude da vida.
Viviane